quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Medicina alternativa


Medicina alternativa funciona? Estas 5, sim.


O Dr. Andrew Weil estava com muitas dores no joelho e ao invés de tomar injeções de cortisona ou altas doses de analgésicos ele optou pela antiga prática da medicina chinesa, a acupuntura. "Funcionou, o meu joelho está muito melhor", disse Andrew. Todos os anos são gastos bilhões de dólares com medicina alternativa desde quiropraxia até hipnose. Andrew diz que a medicina alternativa pode ajudar muito, especialmente a acupuntura, certas ervas e imaginação guiada.


Por exemplo, o Dr. Brian Berman, director do Centro de Medicina Integrativa na Universidade de Maryland School of Medicine, fez uma série de estudos mostrando os benefícios da acupuntura para o tratamento da osteoartrite dos joelhos. Estudos extensivos também têm sido realizados sobre as abordagens "corpo-mente como imaginação guiada" e algumas plantas como a Erva de São João.


Mas por outro lado há muita charlatanice por aí, disse Andrew. "Eu vi de tudo [incluindo] produtos que alegam aumentar o vigor sexual, curar câncer e diminuir a ansiedade com problemas financeiros." Portanto como saber o que funciona e o que não funciona no que tange à medicina alternativa? Apenas uma década atrás não havia muitos estudos independentes e bem feitos sobre ervas, acupuntura, massagem ou hipnose, portando os pacientes não tinham muitos factos para guiá-los. Mas em 1999 centros médicos acadêmicos dos EUA se uniram com o propósito de encorajar a pesquisa e a educação em medicina alternativa. Oito anos depois, o Consórcio de Centros Acadêmicos de Saúde para Medicina Integrativa tem 38 universidades como membros, e juntou evidência sobre as práticas com ciência muito consistente.


Abaixo segue uma lista, criada por especialistas de cinco destas universidades, de cinco práticas da medicina alternativa que são as mais promissoras, pois tem sólida ciência que as suportam:


1. Acupuntura para dor. Essa foi a recomendação número um do painel de especialistas. Eles também recomendaram acupuntura para outros problemas incluindo náusea pós-cirúrgica e quimioterapia. Leia também: Até acupuntura `de mentira´ é melhor do que medicina tradicional


2. Cálcio, magnésio e vitamina B para TPM.Quando a Tensão Pré-menstrual mostra suas garras, a ginecologista Dr. Tracy Gaudet encoraja suas pacientes a tomar esses suplementos. "Elas podem ter um grande impacto no humor, inchaço e em fases difíceis", disse Tracy que é a directora executiva do Centro de Medicina Integrativa na Universidade de Duke.


3. Erva de São João para depressão. Os estudos são um pouco variados nesse item, mas o painel de especialistas concorda que a erva, que antigamente se dizia afastar maus espíritos, é muito promissora. "Vale a tentativa para depressão leve à moderada", disse Andrew, fundador e director do Programa de Medicina Integrativa da Universidade do Arizona. "Vale lembrar que leva seis a oito semanas para ver o efeito". Vale lembrar, também, que a Erva de São João pode interferir com alguns medicamentos. O Centro Médico da Universidade de Maryland tem a lista (em inglês).


4. Imginação guiada para dor e ansiedade."Vá para o seu lugar favorito", virou um clichê, mas nossos especialistas disseram que realmente funciona. A técnica, é claro, é mais complicada que isso. "Na imaginação guiada nós o convidamos a relaxar, focar na respiração e transportá-lo mentalmente a um lugar diferente", disse a Ph.D. Mary Jô Kreitzer, directora do Centro para Espiritualidade e Cura da Universidade de Minnesota. Aqui você pode ver uma demonstração (em inglês) da imaginação guiada no site da Universidade de Minnesota.


5. Glucosamina para dor nas juntas."É [uma substância] segura e parece ser eficaz", disse o Dr. Frederick Hecht, director de pesquisa do Centro Osher de Medicina Integrativa na Universidade da Califórnia. "Pode ser a primeira coisa que efetivamente reverte a perda de cartilagem na osteoartrite." Todos os especialistas alertaram que, já que a medicina alternativa é muito lucrativa, muitos charlatães entraram no negócio.


Eles deram as seguintes dicas para consumidores mais informados:


1. Encontre um bom profissional. Certifique-se de que o profissional da medicina alternativa que você está visitando é efectivamente treinado para praticar medicina alternativa.


2. Fique atento a afirmações estapafúrdias."Qualquer coisa que soe muito boa para ser verdade, provavelmente é", disse Andrew. E uma vez que você começou a sua jornada pela medicina alternativa, vai mais um conselho: vá devagar. Medicina alternativa funciona, mas algumas vezes não tão rápido quanto tomar um fármaco. "Eu aviso as pessoas que vai demorar um tempo", disse Mary Hardy. "Eu os aviso para fazer um teste de seis a oito semanas, ou até mesmo 12 semanas." Fonte : http://groups.tecnocientista.info/nd.asp?cod=6146

Eu acrescento, no concernente a práticas menos escrupulosas e ilegais, o cuidado necessário, porque não falta quem queira enriquecer à custa das doenças de outrem. Ver aqui Complementos dietéticos

Sem comentários:

Seguidores