quinta-feira, 25 de outubro de 2007

INFORMAÇÃO - SAÚDE

1. Açúcar perigoso
Um fenômeno considerado saudável para as células, o acúmulo de açúcar, acaba de se mostrar ruim para os neurônios e pode explicar a origem de diversas doenças degenerativas. A afirmação é de um estudo publicado por um grupo de cientistas espanhóis na revista Nature Neuroscience. O acúmulo ocorre na forma de glicogênio, polissacarídeo formado a partir de moléculas de glicose e utilizado como reserva energética.
http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?id=7923

2. Brócolis como protector solar
Em busca de alternativas para reduzir os efeitos danosos da exposição solar excessiva, pesquisadores norte-americanos encontraram excelentes resultados em algo que a princípio pode parecer inusitado: brócolis. Extratos de brotos da planta foram empregados pelo grupo de pesquisadores, e resultaram na redução da inflamação na pele provocada pela radiação ultravioleta. Segundo os autores, o extracto reduziu os eritemas em 37,7% em média.
http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?id=7930

3. Ejaculações diárias melhoram qualidade de espermatozóide
Homens com problemas de fertilidade deveriam fazer sexo todos os dias para aumentar as chances de engravidar as parceiras, apontou um estudo realizado por pesquisadores australianos. A descoberta contraria estudos anteriores, que defendem que casais com dificuldades de engravidar devem abster-se de sexo para aumentar a quantidade de espermatzóides. Mas de acordo com o novo estudo, a abstenção sexual pode resultar em espermatozóides de má qualidade.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/10/071016_espermasfertilidade.shtml

4. Benefício do alho é desvendado
Por séculos, diversas culturas têm observado que o consumo de alho é bom para a saúde e está relacionado às doenças cardiovasculares. Até agora a ciência não tinha muito a dizer sobre isso. Agora, um grupo de pesquisadores norte-americanos acaba de descobrir que os compostos polissulfídeos derivados do alho digerido são processados pelas hemácias transformando-se no mensageiro celular sulfeto de hidrogênio (H2S), que relaxa os vasos sangüíneos e aumenta o fluxo sangüíneo.
http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?id=7895

5. Parar com doces pode prolongar vida em até 15 anos
Os cientistas, do Instituto de Nutrição Humana, da Universidade de Jena, Alemanha, realizaram experiências em minhocas e observaram que o corte da ingestão de glicose, levou os invertebrados a aumentarem a produção de radicais livres, moléculas ligadas a processos degenerativos como o câncer e o envelhecimento. A falta de glicose fez com que as minhocas rapidamente reagissem, produzindo enzimas de defesa contra estas moléculas, aumentando a expectativa de vida em 20%.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1959245-EI298,00.html

6. Álcool e fumo são piores que LSD e maconha
Segundo uma nova tabela de classificação de drogas, desenvolvida por um grupo de cientistas britânicos, a heroína, a cocaína, os barbitúricos e a metadona são as drogas mais nocivas, seguidas pelo álcool (5º lugar) e o tabaco (9º lugar). A maconha é a 11ª, o LSD ficou em 14º e o ecstasy, em 18º lugar. A nova classificação se baseou nos danos físicos causados ao usuário, na probabilidade de induzir à dependência e no efeito de seu uso nas famílias, comunidades e na sociedade.
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL13574-5603-71,00.html

7. Chocolate negro melhora funcionamento das artérias
O chocolate negro melhora o funcionamento das artérias, segundo um estudo publicado recentemente, que confirma as virtudes medicinais do cacau para o sistema cardiovascular. "Nesta amostra de cerca de quarenta adultos com boa saúde, o consumo cotidiano de chocolate negro por um curto período resultou numa melhoria do funcionamento celular das artérias e pensamos que um estudo clínico mais demorado poderia mostrar mais efeitos positivos", explicaram os médicos.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1505808-EI8148,00.html

Sem comentários:

Seguidores