quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Bolas para esta coisa...

Já estava todo satisfeito pensando que daqui para a frente seriam favas contadas e... chatice ! Depois do pequeno almoço, passei por uma farmácia e não resisti. Mais um testezito. 182 ! Bolas!
Bem, andando a pé - e mato dois coelhos de uma só cajadada-, em direcção ao Centro de Saúde, espreitar aquilo por lá e absorver mais alguma informação respeitante à minha nova situação.

Acabei de saber o nome do médico de família que me havia sido atribuído pelo Serviço Nacional de Saúde, há uma dezena de anos atrás, no caso, uma médica, Is...., que ainda não tive o ensejo de conhecer. Recolhido um ticket para o piso 3, lá fui eu esperançado num bate-papo proveitoso, uma prescrição para o medidor ou determinador de glicose, e inclusão da condição de diabético na tarjeta do meu no cartão de utente do SNS. Peço à administrativa que me atendeu que perguntasse à médica se cabia mais um, dada a urgência em conseguir para já o determinador de glicemia - tenho que fazer o teste pelo menos 3 vezes por dia, no mínimo - e o preenchimento de um modelo solicitado pela APDP ( Assoc. Protectora Diabéticos de Portugal ) obrigatóriamente preenchido pelo médico assistente do Centro de Saúde.

Nada! Que voltasse no dia seguinte às 8 h da matina, marcasse consulta e então se veria o resto ! Apre!, bem pode um tipo caír para o lado...!

Tento uma telefonema à AG (médica que me assistiu no Hosp. Cuf-Descobertas) sem sucesso. Sentía-me em falta, queria pô-la ao corrente da situação e de algum modo referir que não pude comparecer 2ª feira de manhã no local acordado. Desconhecia que só de 8 em 8 dias eu teria essa hipótese. Havia entretanto feito marcações, mas só para 8 Out.

Como não posso ficar todo esse tempo sem assitência e sem fazer as 'medições' - e a pagar 2 € por cada medição da glicémia, 3 x dia, vou à falencia num instante! - vou fazer os exames solicitados, mas tenho que socorrer-me das alternativas que possuo.

Pensando melhor, corro para os meus serviços sociais, sala de tratamentos, conto a minha história (ainda não tinha lá estado desde os ultimos 3 dias, quando este processo se iniciou).
Prontamente atendido por simpáticas enfermeiras, novas medições, tensão 14:8, glicémia 209, HbA1c > 11,1% ! Recebi uma enorme quantidade de conselhos e um folheto informativo.

Encaminhado a um médico, visto e analisado... foi-me prescrito mais um fármaco - Glimial, 1 ao peq almoço -, para adicionar à minha lista (Risidon 1 ao peq almoço+ 1 ao jantar, Aspirina 1 ao almoço), uma 'porrada' mais de exames sanguíneos requisitados, e cedência de um pack Glucocard G Meter"medidor de glicose+tarjetas+agulhas "! Bem, consegui informação suplementar, uma consulta e um medidor !!! Sou um homem quase feliz !

Amanhã vai ser um dia longo...

Sem comentários:

Seguidores