domingo, 27 de dezembro de 2009

Liberdade…

Mantenhamos acesa a chama da liberdade nas noites mais escuras da tirania“, Barack Obama, em Berlim na comemoração dos 20 anos do derrube do muro de Berlim (09-11-1989).

Assim também eu tenho esperança que essa chama, ilumine tiranos que ainda existam pelo mundo. Especialmente a liberdade de pensamento, de expressão, de opções de cada um. E como soe dizer-se ela só acaba onde começa a do outro. Como o pensamento é livre, expressá-lo ou não, é opção individual. Eu expresso os meus, quando assim entendo e não ponho em causa o dos outros. Tiranias existem, mais ou menos diversificadas e sob várias capas. A questão está em descobri-las sob os véus ardilosos que as encobrem. Vale também recordar que quando a oferta é muita, o pobre desconfia, o problema é que na maior parte das vezes ele tarda ou não consegue descobir o porquê da oferta, mesmo porque sendo tão simples e estando sob os seus olhos, ele busca sempre por causas mais complexas.

Algumas vezes a procura é feita sob o ponto de vista individual e/ou o motivo principal não parece crível em tempos modernos e muito especialmente em países ditos civilizados. Outras vezes, algumas tentativas de correcção surgem mescladas de ‘poeiras’ residentes que irrompem de todos os lados, a que entretanto se juntam os vendavais levantados por coberturas gigantescas. Quem diria?!

Sem comentários:

Seguidores